Por Daniel Spinelli
Country manager da Signature Brasil,
Convenor do WG7 do Comitê Técnico de Turismo (TC 228) da ISO
Membro do Chairman Advisory Group do TC 228
Estive de 23 a 27 de maio na Malásia, para a reunião anual do Comitê Técnico de Turismo da ISO, o TC 228.
A ISO – International Standardization Organization – é uma entidade internacional sem fins lucrativos que tem com objetivo desenvolver e publicar normas internacionais. Esses documentos viram referência para que organizações de qualquer parte do planeta possam evoluir seus padrões operacionais e de gestão para os melhores níveis do mercado.
A partir de uma norma de reconhecimento internacional, empresas que antes teriam pouco acesso às melhores práticas e poucas condições de competir no mercado agora têm chances iguais. Esse trabalho é sobre equanimidade e incentivo à competitividade equilibrada entre pequenos e grandes e entre desenvolvidos e em desenvolvimento. Para mim, essa é a maior motivação de incluir esse trabalho voluntário na minha já apertada agenda.
Sistema de Gestão da Sustentabilidade em Meios de Hospedagem
Esse foi o tema das reuniões dos dias 23 e 24 de maio, que contaram com a participação ativa de cerca de 17 países na elaboração de um documento que tem como base uma norma brasileira com o mesmo título. A previsão é que em cerca de 2 anos haja uma norma ISO certificável para que empreendimentos da área de hospedagem do mundo todo possam fazer a gestão dos itens de sustentabilidade conforme os requisitos de uma norma ISO.
Boas Práticas de Sustentabilidade para o Turismo de Aventura
Dias 24 e 25 de maio, cerca de 15 países discutiram esse guia de requisitos e recomendações para que os operadores de atividades de turismo de aventura possam aplicar boas práticas mundiais de sustentabilidade em suas operações. A previsão de publicação desse documento é 2018.
Chairman Advisory Group (CAG) – Normalização Internacional e o Futuro do Turismo
Por ser coordenador de grupo de trabalho dentro do Comitê, acabo tendo o privilégio de ser membro do CAG, o qual faz uma reflexão colaborativa das principais tendências tecnológicas, sociais e econômicas e seus impactos no setor do Turismo e a consequente demanda de futuras normas internacionais.
A economia colaborativa e o comportamento dos novos consumidores estavam no auge das discussões, bem como a necessidade da rápida disseminação de boas práticas, principalmente no que tange a ajudar a rebalancear positivamente a pressão gerada pela indústria do turismo nos diversos destinos ao redor do globo.
Seminário de Normalização e Turismo da Malásia
Tive a honra de ser convidado a palestrar e participar de um rico debate nesse evento, que reuniu cerca de 80 pessoas. O objetivo foi discutir as armadilhas, desafios e oportunidades para que um processo de estandardização seja bem-sucedido.
Malásia, um país de referência em hospitalidade
Um dos meus maiores aprendizados nessa semana na Malásia se deu com a vivência do jeito malaio de receber visitantes. Sim, estava lá presente a já esperada simpatia e cordialidade, mas o que mais me impressionou foi a qualidade dos serviços, a preocupação e atuação consistente para que tudo desse certo. Eu que estava atuando na liderança ou palestrando em 5 reuniões, sabia que teria minha performance impactada pela qualidade do serviço dos nossos hosts e eles foram impecáveis, transmitindo que junto com a sua ótima intenção de surpreender tinha um forte planejamento, competência profissional e processos consistentes.
Quanto ao trabalho junto ao TC 228, volto mais uma vez feliz por estar ajudando o turismo a ser uma indústria de maior consciência e responsabilidade no que tange aos impactos ambientais, sociais e econômicos que causa.