Design sem nome (6)

Primeira liderança e agora?

Por Leticia De Bortoli,Consultora Signature Brasil

Ninguém nasce líder, precisamos pensar sobre isso. Uma vez que não nascemos líderes, isto significa que podemos nos desenvolver para este cargo.

Você foi promovido e agora? 

O que viram em você que não foi visto em outra pessoa? 

Quando somos promovidos estamos acostumados com as tarefas do cargo anterior e com certeza estávamos desempenhando-as bem. Você estava se destacando e, a partir daí, esta oportunidade lhe foi oferecida. Confie no seu jeito de trabalhar com as situações e as trabalhe, não se esquive.

Um novo mundo se abre, pois antes você cuidava da sua produtividade, agora terá uma equipe pela qual será responsável. Este pode ser um dos maiores desafios que irá enfrentar.

PARA DAR O PONTAPÉ INICIAL: 

  • entenda primeiramente qual é o seu escopo de trabalho (expectativa da empresa) e quem é a sua equipe
  • reúna a equipe e esclareça as expectativas em relação ao trabalho de todos 
  • escute a equipe, ontem você estava ali naquele lugar, use sua vivência para dar voz a sua equipe, esta é uma forma muito eficaz de obter informações preciosas a seu respeito e a respeito do trabalho
  • desenvolva as pessoas ao seu redor, explicando o porquê elas precisam fazer o que está sendo solicitado. isso gera engajamento e comprometimento com a sua equipe

Lembre-se que você é o maestro a partir de agora, então a responsabilidade é sua, dê as cartas e lidere, pois não liderar também é uma escolha.

Para onde devo olhar?

Um divisor de águas para a produtividade da sua equipe é a comunicação. Muitas vezes não somos claros quando nos comunicamos. É importante esclarecer o que esperamos que o outro desempenhe. Então se questione sobre isso. Me comunico de forma clara? 

Para tal é importante que você estabeleça: 

1) qual a tarefa a ser desempenhada

2) quem deve desempenhar

3) qual o prazo para que a tarefa esteja pronta

4) faça uma checagem das informações: explique detalhadamente tudo o que precisa que seja feito e depois questione se há dúvidas. Normalmente as pessoas não trazem suas dúvidas neste momento, então resuma o que foi dito e através de perguntas simples se certifique de que a informação ficou clara.

5) coloque-se à disposição e realmente esteja à disposição para dar apoio na execução das tarefas da sua equipe. Mas atenção, dar apoio não é desenvolver a tarefa, pois nesta posição de liderança seu objetivo é coordenar e não cair na operação. Uma boa prática utilizada em diversas empresas é um “touch” semanal individual, ou seja uma mini reunião de no máximo 15 minutos para fazer o acompanhamento das atividades com cada colaborador. 

Para crescermos é necessário que haja um trabalho em conjunto!! Comunicação fluida, transparente e todos com o mesmo objetivo em comum que é alcançar os objetivos da empresa!! Juntos somos melhores e nada como uma liderança ativa para andar junto com o time.

Esse conteúdo foi importante para você? Compartilhe com um colega e salve essa publicação para sempre lembrar de realizar essas ações.

 

Manda pra alguém! :)

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on print
Interessado em uma ligação oculta gratuita?
Abrir Chat
Olá 👋
Podemos te ajudar?