Creative people sitting at table in boardroom with man explaining business strategy

Liderança humana: como aplicar método eficaz para gerenciar pessoas e processos?

Ser um bom líder envolve uma combinação de habilidades, traços pessoais e atitudes que inspiram e motivam a equipe a alcançar seus objetivos. Além de promover o desenvolvimento profissional dos colaboradores, aqueles que ocupam um cargo de liderança também precisam continuar evoluindo. 

De acordo com a pesquisa “O Cenário do RH no Brasil”, realizada em parceria entre a ABRH Brasil e a HR Tech Umanni, divulgada pelo jornal Valor Econômico, somente 32,6% dos profissionais brasileiros acreditam na preparação das lideranças para os desafios de gestão de pessoas. Isso significa que é preciso saber lidar com as mudanças do mundo corporativo e de carreira. 

Nunca se falou tanto em tecnologia e como suas inovações podem contribuir com o dia a dia das empresas. Pesquisas recentes chamam atenção para o comportamento inusitado da Geração Z no mercado de trabalho, os jovens priorizam muito mais a qualidade de vida atualmente; outro fator considerável é o avanço da IA no atendimento ao cliente e otimização de processos. 

Não basta ter um bom currículo e estar sempre antenado ao mercado. É preciso criar relações humanas. Uma das formas de passar por esse desenvolvimento é por meio de ferramentas que auxiliam no autoconhecimento, como livros, podcasts, eventos e outros tipos de conteúdo. 

Afinal, ninguém nasce sabendo. No entanto, muitas pessoas que ocupam cargos de liderança não reservam um tempo para se desenvolver, pois não conseguem lidar com as demandas do dia a dia. 

O futuro da liderança

O líder precisa ter um método eficiente para gerir a equipe, controlar as demandas e o principal: fazer o seu autogerenciamento. Uma das obras que tratam deste tema é “A potência da liderança consciente”, do cofundador da MaisPS, Daniel Spinelli. O livro traz uma visão abrangente sobre as lideranças que colocam a conexão humana como pilar fundamental. 

O autor cita algumas práticas imprescindíveis para influenciar positivamente culturas organizacionais, promovendo ambientes de trabalho mais estáveis, produtivos e de alta qualidade.

Para ele, “lideranças conscientes constroem culturas fortes e humanas”. 

A metodologia é dividida em quatro dimensões, para ampliar a perspectiva do líder, colocando-o como protagonista da carreira, levando em consideração o aprofundamento do autoconhecimento como uma das etapas, se não a mais importante de todo o processo. 

Ainda, a atuação do líder como mentor, colocando as pessoas no centro para o desenvolvimento técnico e comportamental para a execução com excelência das atividades e processos. 

Além da visão sistêmica das áreas e entendimento de como as relações construídas de forma “cooperativa” impactam diretamente o resultado final e o relacionamento com os clientes. Por último, a reflexão sobre o impacto do seu trabalho no mundo, na organização e nas pessoas ao redor.

“Nas organizações, o verdadeiro poder e energia são gerados por meio de relacionamentos. Os padrões de relacionamentos são mais importantes do que tarefas, funções, papéis e posições.”, Margaret Wheatley

Walk the talk: coerência do que se pensa, fala e faz

Quem nunca chegou no ambiente de trabalho e os colaboradores pararam de falar? Conquistar a confiança da equipe é um desafio constante dos líderes. 

Em primeiro lugar, os seus comportamentos precisam estar alinhados aos valores e objetivos estratégicos da empresa. Isso significa que seu trabalho é a extensão do braço da diretoria. Você precisa garantir que os objetivos e ações sejam executadas com excelência por todos da equipe (Inclusive VOCÊ). O líder engajado não apenas torce pelo sucesso da empresa, mas também engaja a sua equipe. 

Para chegar a esse estágio, é preciso motivar as pessoas e passar informações de forma clara. Não tem como delegar o que você não souber o porquê, como e quando. Vale lembrar que exigir respeito é diferente de  conquistá-lo. É um exercício constante, mas que traz muito resultados positivos a longo prazo. O clima melhora, a produtividade, a entrega. 

E uma coisa é certa: liderar pelo exemplo é a maneira mais fácil de se relacionar com a equipe. Esteja adepto a ser observado o tempo todo para que as pessoas se inspirem em você. 

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