Diariamente, milhares de pessoas têm contato com sua empresa, seja pela internet ou andando na rua; assim como seus clientes costumeiros também podem conhecer outras empresas que prestam o mesmo serviço que a sua.
Qual é o segredo para conquistar novos clientes e garantir a fidelização de clientes antigos?
Se seus clientes trocarem o seu produto ou serviço pelo de algum concorrente, provavelmente um pouco da responsabilidade é sua. Para que sejam fiéis ao seu negócio, é importante conhecer os motivos que fazem com que as pessoas busquem outros fornecedores, e o que você pode fazer para evitar isso.
O que pode afetar a fidelização de clientes?
Qualidade do atendimento:
Segundo artigo publicado na Revista Inc., não há nada que destrua mais facilmente a lealdade de um cliente do que tratá-lo com desprezo quando ele mais precisa do seu apoio. O cliente fica ressentido e, na primeira oportunidade que tiver, vai para outro lugar.
Qualidade do serviço/produto:
Isso pode acontecer, por exemplo, quando materiais de qualidade inferior começam a ser utilizados para reduzir custos, afetando o produto final. Oferecer um produto ou serviço de fácil substituição ou não acompanhar a mudança da necessidade do cliente também pode fazer com que você o perca.
Fidelização de clientes: 4 dicas estratégicas
Para tentar conquistar e manter a fidelidade dos seus clientes procure adotar as seguintes estratégias:
# Personalização
Ofereça produtos personalizados ao invés de padronizados. Desse modo, fica mais difícil para os concorrentes lhe substituírem apenas com a redução do preço.
# Qualidade
Se quiser fazer alguma alteração no modo de produção, visando reduzir os custos, não abra mão da qualidade e estabeleça uma maneira de fazer a checagem de todas as etapas do procedimento.
# Antecipação às mudanças
O mundo dos negócios muda o tempo todo, sendo comum que a necessidade do cliente mude também. Você deve se antecipar a isso, e imaginar onde seus clientes podem chegar daqui um ou dois anos.
# Atendimento excelente
Lembre-se que o cliente é o que dá vida à empresa. Procure sempre atendê-lo de forma atenciosa e prestativa. Não importa quão bom é o seu produto, se o atendimento for ruim, ele vai procurar outra opção de fornecedor. E quem procura acha.
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Bibliografia:
http://www.inc.com/geoffrey-james/how-to-keep-your-customers-loyal.html