Como ressaltar seu diferencial estratégico em um mercado altamente competitivo?
“Para ser bem sucedido no mercado, você deve entregar um produto ou serviço que é único, atraente e de muito alto valor para seus clientes-alvo. Essa estratégia precisa ser difícil – senão impossível – para a concorrência copiar. Você deve saber executá-la com perfeição.”. (Spence, 2017)
Em outras palavras, você tem que vender algo realmente diferente e que tenha conexão emocional com seu público-alvo, de modo que ele concorde em pagar mais para adquirir seu produto/serviço.
Agora, é fundamental para essa estratégia funcionar que você saiba mostrar os seus diferenciais.
2 passos simples que vão ressaltar seu diferencial
# 1 Tire alguns instantes para preencher as seguintes informações:
De 0 a 5, quanto sua empresa se destaca em relação a:
- Qualidade do produto/serviço (você é o melhor do mercado? Caso não seja, quão perto da nota 5 você classifica seu negócio no quesito qualidade?);
- Preço (você possui o preço mais competitivo? Caso não possua, tente verificar se a sua nota no quesito qualidade é alta, isso pode justificar o valor acima do mercado);
- Condições de pagamento (você disponibiliza mais de uma forma de pagamento, mesmo que o custo de uma bandeira de cartão seja mais alta?); e
- Atendimento (você personaliza o serviço ao cliente? Ou ele precisa enfrentar filas imensas e longas ligações para resolver algum problema?).
# 2 Agora, algumas perguntas ainda mais desafiadoras:
- O que é único, emocionante e convincente sobre você?
- Quais são suas habilidades e conhecimentos de destaque?
- Como você se diferencia de todos os outros vendedores em seu campo?
- Como, especificamente, você oferece mais valor e melhor atendimento ao cliente do que qualquer outra pessoa na sua área?
Muitos vendedores dizem que querem ser posicionados como “consultores de confiança”, e alcançar um nível muito elevado de sucesso de vendas, mas muito poucos estão dispostos a fazer as coisas difíceis e o trabalho duro necessário para atingir esse diferencial.
Se você quer estar entre os melhores da sua área, dedique um tempo para as resposta acima, depois reflita sobre elas e monte um plano de ação para reagir à elas.
Lembre-se de incluir no seu plano com você pretende comunicar o valor extraordinário que tem o seu negócio e o que você vende.
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Referências:
JEFFREY, Brian . “Why Should I Buy From You?”. Disponível em: <https://www.bsminfo.com/doc/why-should-i-buy-from-you-0001>. Acesso em: 14 mar. 2017.