Modelo de Proposta (18)

Como planejar 2021 com as incertezas de 2020?

Dezembro chegou e assim como todos os anos, é um período de reflexões e com toda a certeza um misto de sentimentos. Por um lado, alívio desse ano fatídico estar finalizando e por outro ansiedade e incertezas.

Neste mesmo período no ano passado, estávamos com toda a equipe em uma sala, com diversos flip charts, post its, planilhas de resultados aberta exatamente para planejar 2020. E não é que a maioria dos planos de ação tiveram que ser parados por conta de um fator externo de saúde em que ninguém, absolutamente ninguém estava preparado?

Nunca estamos preparados para mudanças bruscas, ainda mais quando você sente que fez a lição de casa direitinho e projetou cenário a, b e c com toda a tranquilidade de que algum deles chegaria perto do esperado! Só que não!

2020 veio sem pedir licença para tirar todos da zona de conforto e obrigou refazer a rota em questão de dias para simplesmente sobreviver! Contratos pausados, renegociações e uma nova forma de enxergar a realidade que por muito tempo foi chamada de “o novo normal”. Apesar de tudo isso, foi possível exercitar a paciência, a resiliência e a esperança de recomeço!

As relações humanas foram transformadas, algumas intensificadas nos casos de quem mora na mesma casa e outras vieram acompanhadas de plataformas digitais, “calls” com câmera ligada para que seja possível uma conexão “quase” olho no olho e para que as interações continuem ativas. A adaptação e superação ainda são as palavras chave para nos manter focados em um futuro não tão distante em que o “novo normal” vai deixar de ser normal, porque convenhamos, o normal já se tornou “over”.

As empresas tiveram que “rebolar” para diminuir custos, perderam capital intelectual e os resultados longe do estipulado, ainda, no melhor dos cenários, terminando no zero a zero.

Como pensar no futuro e estruturar o planejamento de 2021 com o histórico deste ano?

Não pense que só porque os números tiveram uma variação particular, eles não podem ser o seu “start” para as projeções do próximo ano. 

  • comece fazendo a análise das métricas de receitas.  É o momento de refletir com qualidade todos os números e informações do seu CRM. TODOS! 
  • o comparativo pode iniciar com o orçado x realizado deste ano, realizado com o realizado no ano anterior, pode ser mês a mês ou por trimestre, ou até mesmo o resultado final. Quanto mais minucioso você for nas análises, melhor a sua percepção sobre as oportunidades. Isso também vale para analisar as despesas.
  • analisar a margem de lucro do seu produto ou serviço é primordial para entender quais ajustes serão necessários na operação ( sejam processos de logística, processos de compra ou políticas de entrega) para potencializar a receita e ainda assim manter o padrão e qualidade de entrega. 
  • perceber os custos fixos e variáveis do que foi programado e realizado, com o olhar focado em rever contratos e negociar prazos, amplia a visão do negócio e a programação financeira de saídas futuras.  
  • acompanhe o IPCA para ter ideia de como está o impacto da inflação nos produtos e serviços. Além de saber como isso afetará seus investimentos e aplicações, você também consegue projetar o quanto será reajustado nos contratos ativos com fornecedores. 
  • esteja atento e busque informações de entidades e associações que realizam pesquisas constantes de mercado, perfil de consumo e principalmente de tendências no seu segmento. 
  • inove! busque soluções tecnológicas que otimizem parte dos processos e proporcione maior atenção aos detalhes e qualidade da entrega dos clientes.
  • faça uma análise da satisfação dos seus clientes. Reveja as reviews, busque saber como foi a experiência do cliente ou como está sendo a jornada dele na sua empresa. Os touchs de interações com o seu cliente estão definidos? A retenção dos seus clientes é muito valiosa e vai determinar a quantidade de novos clientes no seu negócio. 
  • direcione parte dos investimentos para capacitar e motivar a equipe. Geralmente aperfeiçoar a estrutura, adquirir equipamentos ou bens se tornam imprescindíveis. Não esqueça que o coração da sua empresa são as pessoas, e elas precisam ser reconhecidas e estar em constante desenvolvimento para evoluir com o empreendimento. 

São inúmeras as maneiras de pensar em como começar. Se você chegou até aqui e pensou que não tem histórico suficiente para uma análise mais profunda ou ainda, não se encorajou a enfrentar os números reais para refletir sobre o futuro, para um pouco e lembra que, mesmo que você não tenha certeza de nada, você é capaz de tudo! O nosso poder de reinvenção e a nossa criatividade estão pedindo para ressoar. O momento é agora e 2021 está esperando ansioso para começar!

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