Por: Equipe Signature Brasil
Quanto da necessidade do seu cliente você conhece?
Fazer perguntas pode ser a melhor maneira de conhecer as necessidades de seus clientes e, com isso, fechar mais vendas. Então, como fazer as perguntas certas?
As vendas começam na abordagem
Algumas tentativas de venda podem não ser bem-sucedidas devido a:
- Falhas na abordagem;
- Falta de espaço ou da “deixa” correta para o cliente se expressar;
- Respostas imediatistas e sem muito contexto ou explicação.
As empresas que se preocupam em evitar as situações acima costumam disponibilizar para os colaboradores treinamentos em vendas.
Por que os treinamentos em vendas são importantes?
Entre outras habilidades, os treinamentos em vendas auxiliam os colaboradores a abordarem melhor os clientes, fazendo as perguntas certas.
Vamos compartilhar aqui com você alguns exemplos dessas perguntas, publicadas pela revista on-line de negócios Inc.:
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O que o traz aqui hoje?
A partir da resposta, você tem uma visão mais ampla sobre as necessidades do seu cliente e isso pode ser o começo da construção de um relacionamento benéfico para ambas as partes.
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Por que você quer este produto ou serviço?
Quando um cliente perguntar se seu negócio oferece determinado produto ou serviço, tente, imediatamente após o seu “sim” (ou “não”), perguntar o que o levou a procurar por isso, para entender todo o contexto e, quem sabe, oferecer até novas soluções.
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Como você tomará essa decisão?
Outra importante questão a ser levantada é sobre como a decisão de compra será tomada. Se a resposta for sincera, permitirá que você adapte a sua abordagem e foque no que o cliente está procurando. Por exemplo, se busca preço baixo, qualidade ou alguma outra característica específica.
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Qual é o seu cronograma?
A resposta a essa pergunta ajuda você a descobrir qual é o nível de urgência da necessidade do cliente e a combinar as suas ações com esse tempo, mostrando que você o entendeu, aumentando, assim, a chance dele escolher o seu produto ou serviço.
As perguntas certas farão com que você aborde corretamente as necessidades de seu cliente, atenda-as e possa até mesmo superá-las, fidelizando-o ao seu negócio e aumentando as chances desta e de futuras vendas.
A arte de fazer perguntas certas, bem como outras habilidades-chave para vender mais, são trabalhadas nos treinamentos em vendas da Signature Brasil. Fale conosco e impulsione suas vendas!
Sucesso e bons negócios!