Um bom vendedor tem a consciência de que o fato de o consumidor efetuar o pagamento não significa que a venda tenha acabado, o pós-venda é o que vai determinar de fato seu relacionamento com o cliente.
Desse modo, as ações de pós-venda são fundamentais e ajudam a mostrar o quanto sua empresa é compromissada com o que faz e é capaz de gerar receita decorrente.
A importância do pós-venda
O pós-venda, quando bem realizado, representa uma ótima maneira de se iniciar novos negócios. Não é preciso nenhum esforço excepcional para isso, basta que seja criada a oportunidade para uma conversa franca, em que o consumidor exponha suas dúvidas, opiniões e novas necessidades. Isso fará com que ele se sinta seguro por ter comprado com você, pois ficará evidente que ele pode contar com toda a sua equipe e estrutura se necessário.
Como garantir a satisfação do cliente
O pós-venda pode ser realizado através de ações como:
#1 Visitas técnicas e reuniões de acompanhamento;
#2 Ligações para saber o grau de satisfação do cliente com o produto adquirido ou serviço prestado;
#3 Estar preparado e disponível para responder a possíveis dúvidas, fornecer esclarecimentos e prestar a assistência necessária;
#4 Lembrar do nome e das necessidades do cliente na última compra e usar esses detalhes em uma próxima conversa, para que ele se sinta valorizado e “parte do negócio”;
#5 Convidar seus clientes para manter contato através das redes sociais;
#6 Sempre que possível, informá-los sobre os novos produtos e/ou serviços prestados pela empresa, promoções especiais, etc.
Não existem grandes segredos para um bom pós-venda, talvez o maior desafio seja fazê-lo de fato. O importante é que o cliente se sinta valorizado e seguro por ter feito negócio com você e queira sempre voltar ou indicar sua empresa. Sucesso!
Referências: