Por Liliana Bueno,
Será possível?
Em meio a correria do dia-a-dia para resolver nossos problemas profissionais, os problemas da família, e ainda, lidar com um cenário instável onde as interações digitais nos conectam aos outros, como equilibrar a tecnologia em nossa vida? Como separar os assuntos profissionais dos pessoais, sendo que muitas vezes utilizamos o mesmo aplicativo para ambos os assuntos?
Os estímulos durante um dia todo são inúmeros e cada vez mais as informações que recebemos impactam muito a nossa maneira de ver e viver o mundo à nossa volta.
Quantas vezes você lembrou de fazer alguma coisa no celular e após alguns minutos verificando as atualizações e notificações, você simplesmente esqueceu o que iria fazer?
Nós já estamos fazendo isso de maneira automática, como se estivéssemos programados a responder os estímulos das redes sociais e grupos de aplicativos toda vez que há atualizações.
A você/SA publicou em agosto de 2020 alguns sinais de atenção para que possamos identificar se há oportunidades de melhoria para se relacionar de maneira mais saudável com a internet e com as redes sociais.
- é impossível dormir com o celular longe do campo de visão, pois você precisa responder às mensagens mesmo se estiver dormindo
- se sente frustrado quando percebe que a bateria do celular está acabando e pode ser que ele tenha que ficar desligado por um período
- prefere as interações digitais ao contato humano presencial
- procura por novas informações e atualizações em qualquer oportunidade possível do dia
- se sente ansioso quando ouve que há uma nova notificação mas não pode verificar o aparelho no mesmo momento
Você se identifica com algum dos sinais que vimos acima?
A quantidade de horas que passamos em torno de um equipamento, seja ele móvel ou não, ultrapassa 8 horas diárias!
O Instituto Delete que desde 2008 pesquisa o impacto das tecnologias do comportamento humano, defende o uso consciente das tecnologias e cita:
“ A dependência digital não está diretamente relacionada ao tempo de conexão de uma pessoa aos seus dispositivos eletrônicos; mas sim ao nível de perda de controle na vida real, trazendo prejuízos nos campos profissional, familiar, afetiva ou social!”.
Você sente que pode melhorar a sua qualidade de presença com as pessoas do seu convívio deixando um pouco de lado a tecnologia?
Trouxemos algumas idéias que podem ajudar a fazer um detox digital quando sentir que precisa “dar um tempo”:
- Inicie o seu dia com uma meditação e coloque seu celular no silencioso. Você tem uma oportunidade de iniciar o seu dia mais consciente e a fluidez dos pensamentos vão gerar estímulos internos que vão ocupar sua mente de maneira produtiva
- Evite mexer no celular algumas horas antes de dormir. Substituir a interação nas redes pela leitura de um livro pode acalmar a sua mente.
- Pratique uma atividade física ou um hobbie que te faça relaxar, como fazer sua sobremesa predileta, assistir um filme de comédia e estudar um tema que você se interessa, com o celular desligado ou no modo avião. Focar no momento presente pode domar a sua ansiedade por atualizações.
- Quando sentir que os pensamentos estão muito acelerados, coração batendo mais forte e falta de ar, é um sinal que você está ansioso e precisar de um tempo de novos estímulos. Além de silenciar o celular, tente Parar, Respirar, Perceber, Ponderar para depois Responder a qualquer estímulo. PRPPR é uma ferramenta de gestão das emoções que pode te ajudar nos momentos desafiadores.
- Experiencie um período sem celular ou com as notificações no silencioso para contemplar a natureza ou simplesmente não fazer nada.
Você acha que consegue implementar pelo menos uma das dicas acima?
Compartilha com a gente a sua experiência e o que funcionou para você?