Líderes e empresários sabem que a inovação é necessária para que seja possível permanecer sempre em alta no mercado. E, para isso, você precisa entender os motivos pelos quais os clientes fazem suas escolhas.
Ironicamente, mesmo almejando a inovação, indivíduos e organizações temem o que é novo e desconhecido, segundo Alan Gregerman, presidente e CEO da empresa de consultoria Venture Work Inc. Esse receio nos acompanha desde crianças, quando, por precaução, somos proibidos de falar com estranhos.
Para inovar, é imprescindível passar pelo processo de tentativa e erro?
O processo atual de inovação presente na maioria das empresa aparenta ser bastante preciso e científico. Mas, para a maioria delas, a inovação ainda se dá por meio do processo de tentativa e erro.
Por que isso acontece?
O processo de definição do público-alvo, persona ou avatar da empresa é imprescindível, mas precisa ser analisado com muito cuidado. O que realmente importa é focar na jornada do cliente e cuidar para não se perder em meio a tantas informações que eles nos fornecem diariamente. Para isto, você precisa definir o que chamamos de lista de tarefas.
Qual é a importância e conhecer a lista de tarefas do meu cliente?
Diariamente temos diversas tarefas para executar: algumas pequenas; outras grandes; algumas regulares e outras imprevisíveis.
Veja alguns exemplos:
– Tarefas pequenas: ligar para o médico e marcar uma consulta;
– Tarefas grandes (ou projetos): encontrar uma carreira mais gratificante;
– Tarefas imprevisíveis: vestir-me para uma reunião de negócios em outra cidade depois que a companhia aérea perdeu sua mala;
– Tarefas regulares: escolher um lanche saudável para sua filha levar para a escola.
Ao comprar um produto ou contratar um serviço, o que esperamos é que ele nos auxilie a cumprir alguma dessas tarefas. Se notamos que ele foi útil, voltamos a comprar. Mas se achamos que ele não ajudou, procuramos outra alternativa.
Como garantir inovações de sucesso a partir da lista de tarefas
Garanta a inovação em sua empresa
Para garantir uma inovação de sucesso sem precisar passar por tantos processos de tentativa e erro, é preciso que você estude o mercado e o seu cliente (tomando os devidos cuidados, conforme ressaltamos acima). De modo a direcionar corretamente as informações coletadas, você precisa ter um objetivo claro: encontrar as falhas, os produtos e serviços que ainda não satisfazem completamente o cliente.
Dessa forma, você consegue projetar produtos, experiências e processos que serão considerados pelos clientes como úteis e aumentará sua taxa de recompra!
Quer uma ajuda?
A inovação é uma etapa importante para manter o seu negócio competitivo. Um dos fatores decisivos para que essas novas experiências dos clientes sejam satisfatórias é o cuidado com o atendimento.
Quer saber como está o atendimento da sua empresa? Nossos consultores estão à disposição para realizar uma avaliação! Entre em contato e solicite um diagnóstico gratuito.