Retenção: 3 técnicas para construir uma sólida base de clientes

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Imagine só que maravilha seria se você conseguisse fazer a retenção de todos os clientes? Infelizmente, sabemos que a realidade é bastante diferente.

O que impacta na retenção de clientes?

 

A retenção de clientes permeia três principais características: o produto/serviço, o atendimento da empresa e o ROI (Retorno Sobre Investimento).

Isso significa, na prática, que para deixar um cliente satisfeito a ponto de fidelizá-lo e se destacar em meio a seus concorrentes você precisa estar atento a todo o processo de venda.

Sem dúvida, para alcançar um alto nível de retenção, a empresa deve fornecer benefícios que os clientes buscam, soluções para problemas, valor e ter unidade na qualidade dos serviços antes, durante e após a venda. Por isso, trouxemos algumas técnicas estratégicas para você se inspirar.

 

A retenção do cliente depende dessas 3 técnicas

 

#1 Construa Relacionamentos

 

Criar relacionamento com os clientes deve ser um objetivo de qualquer negócio. Para isso é necessário tempo, dinheiro e disposição.

 

Para se inspirar:

Visando oferecer aos seus clientes uma nova experiência, a Kopenhagen criou parcerias com marcas que dividem o mesmo universo de luxo e requinte. Assim, quem participa do programa de fidelidade Kop Club também tem vantagens exclusivas nas lojas das parceiras. Marcas como Mini Cooper, Montblanc, Amarula, Rockstter e Unique são exemplos das parcerias que a empresa de chocolates firmou para proporcionar aos seus clientes fiéis uma nova experiência.

 

#2 Defina Expectativas Reais

 

Quando os clientes entendem o que esperar e as expectativas são alcançadas, ficam satisfeitos com o produto ou serviço que adquiriram. É quando as expectativas não são cumpridas que os clientes vão atrás de seus concorrentes.

 

Para se inspirar:

A Pepsi sempre tentou competir com a Coca-Cola, que é líder intacta do mercado. Ao notar que se posicionar da mesma forma que a concorrente não era a melhor estratégia, adotou como slogan o “Pode ser?”. Dessa forma, sendo honesta com seus consumidores sobre a real posição que apresenta no mercado, a Pepsi conseguiu gerar mais empatia e aumentar o engajamento social.

 

#3 Oferecer um atendimento excelente

 

Para que a empresa consiga reter seus melhores clientes precisa oferecer um atendimento de alto nível em todos os momentos – e não somente quando os clientes estão insatisfeitos.

 

Para se inspirar:

A Apple é uma grande fonte de boas práticas para empresas que buscam sucesso. Com o foco 360º no cliente, a empresa tem surpreendido pelo atendimento excelente. No ano passado, por exemplo, um cliente da iTunes Store solicitou o cancelamento de uma assinatura. Além de atender ao pedido sem questionar os motivos, o atendente tomou a iniciativa de dar um reembolso retroativo para o cliente.

 

Use essas técnicas para construir uma base de clientes mais forte e conte com o apoio da Signature Brasil para melhorar o atendimento da sua empresa e aumentar sua taxa de conversão.
Referências:

RAUPP , Sabrina . Construindo relacionamentos: o case Chocolates Kopenhagen. Disponível em:<http://www.comunicacaoetendencias.com.br/construindo-relacionamentos-o-case-chocolates-kopenhagen>. Acesso em: 20 mar. 2017.

WEINBERGER, Richard . Customer Retention: 6 Techniques to Cultivate and Build a Stronger Customer Base. Disponível em:<https://www.allbusiness.com/customer-retention-6-techniques-to-cultivate-build-stronger-customer-base-110580-1.html/2>.  Acesso em: 14 mar. 2017.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Comentários

comentários



Deixe uma resposta

ARE YOU READY? GET IT NOW!
Increase more than 500% of Email Subscribers!
Your Information will never be shared with any third party.
Assine nossa newsletter e receba mensalmente os melhores conteúdos sobre Atendimento ao Cliente e Vendas.
E-mail cadastrado com sucesso!
Obrigado pelo cadastro!
Baixe nosso artigo de
autorresponsabilidade
1 - Insira seus dados no formulário ao lado
2 - Vá até sua caixa de entrada
3 - Leia as instruções e confirme sua inscrição
É fácil!
Insira seu nome e e-mail para baixar o artigo de autorresponsabilidade!
O seus dados não serão transmitidos a terceiros
4 - Após confirmar a inscrição, você irá receber um outro e-mail com o link para download do artigo de autorresponsabilidade.
CADASTRO REALIZADO COM SUCESSO!