Estratégias para impulsionar as vendas

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Vendas: essenciais para o negócio

Pensando no crescimento e na sustentabilidade de um negócio, uma das principais tarefas é a venda dos produtos e/ou serviços. Dessa maneira, seja você um vendedor nato ou não, a venda é uma das partes mais importantes do seu trabalho.

Urmas Purde, treinador de vendas e empresário, publicou um artigo no site AllBusiness.com dando algumas dicas que podem auxiliar você e sua equipe de vendas a obter melhores resultados. Vamos compartilhá-las aqui para que sua empresa esteja preparada para atender e administrar as muitas oportunidades de negócio que tendem a aparecer no dia a dia.

Dicas para impulsionar sua estratégia de vendas

Atente-se a elas:

Defina as fases de venda 

o processo de vendas inicia quando você começa a ter demandas ou cotações que se tornam propostas de negócios e depois negócios fechados.

Essas etapas formam o que chamamos de pipeline de vendas.

Para saber como lidar com o pipeline de vendas da sua empresa é necessário ter uma compreensão clara das fases de venda para que você saiba em que etapa cada demanda está.

Separá-las em estágios diferentes irá auxiliar a identificar os gargalos e a se concentrar nas tarefas mais importantes. Um exemplo das fases típicas de um pipeline de vendas pode ser: Lista de Prospecção (ainda não houve uma conversa), Contato (que pode ser feito através de ligação ou e-mail), Reunião Agendada (combinar e estabelecer uma data certa na agenda), Proposta Enviada (trata-se do envio da proposta ao cliente) e Avanço ou Fechamento (se o cliente ainda não estiver pronto para fechar o negócio, o vendedor deve combinar uma data e ação específica para avançar no processo de venda; mas, se o cliente já estiver pronto, ele aceita a proposta e assina o contrato de venda).

Controle seu pipeline

Sugere-se que seja utilizada uma planilha na qual você possa controlar suas demandas, registrando os contatos, atividades, ações, etc. Você pode adaptar e incrementar a planilha conforme sua necessidade.

De qualquer forma, ela é um grande começo para organizar a vida de um vendedor ou gestor de empresa.

Faça seu pipeline fluir rapidamente

Uma das chaves para aumentar a receita é fechar mais vendas em menos tempo, aumentando a velocidade do negócio. Neste sentido, tempo realmente é dinheiro.

Seja proativo e defina metas, tarefas e próximas ações para cada nova etapa das conversas com clientes, tendo como objetivo sempre o avanço no processo de venda.

Se um negócio já está tomando muito tempo e você não está tendo o retorno esperado, coloque-o na lista de “entre em contato novamente dentro de “x” dias”. Talvez você perca alguns clientes, mas muitos vão avançar etapa por etapa até chegar ao objetivo final.

Defina seu número “mágico”

 Se você pretende fechar um negócio em um mês, por exemplo, você precisa definir quantos contatos – incluindo e-mail, telefonemas, reuniões, etc. – serão necessários para que isso aconteça. Esse é o seu número mágico!

Essas dicas podem ser adaptadas para a sua realidade, mas esperamos que sejam grandes impulsionadoras das vendas na sua empresa!

Bons negócios e boas vendas!

 

Para saber como a Signature Brasil pode ajudar sua empresa a aumentar o número de vendas, entre em contato conosco: contato

 
 

 

 

 

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