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Escuta ativa: você está desenvolvendo a sua?

Quando se pensa sobre a Comunicação, o que primeiro vem à nossa mente é aperfeiçoarmos a nossa linguagem falada, esquecendo que nesse processo, tão essencial na vida de cada um de nós, além do falar, o OUVIR é primordial.

Por que nascemos com dois ouvidos e apenas uma boca?

Segundo o filósofo grego Epíteto, é para que possamos ouvir o dobro do que falamos.
Quando ouvimos com atenção o outro, além de obtermos informações úteis e precisas que nos ajudam a resolver situações diárias, entramos em contato e ganhamos a simpatia do outro.
Saber ouvir não é apenas útil para se alcançar um bom desempenho no trabalho; é antes de tudo, uma atitude básica de vida, que ajuda uma pessoa a ter bons relacionamentos.

O que leva uma pessoa a ser mau ouvinte?

Muitos são os obstáculos para uma boa escuta:

Fatores externos – Ruídos no ambiente, falta de clareza do emissor da mensagem, idiomas diferentes.

Fatores internos do próprio receptor que mais contribuem para ser um mau ouvinte:

  • Avaliação prematura – São pressuposições e inferências, levando o receptor a chegar a conclusões incompletas e inadequadas;
  • Escuta seletiva – Seleciona o que quer ouvir, conforme seu padrão de crenças e valores, e não capta o verdadeiro conteúdo da mensagem;
  • Escuta parcial – Outro tipo de mau ouvinte, porque ele só escuta parte do que foi falado. O resto do tempo ele ocupa pensando no que vai responder ou contra-argumentar;
  • Preconceitos e estereótipos – Consiste em descartar opiniões de pessoas consideradas “menores”, que não merecem ser ouvidas porque não têm nada a contribuir. Por exemplo: o estereótipo de um trabalhador braçal pode ser o de um profissional que executa e não pensa. Assim, não tem contribuição a dar para resolver um problema de trabalho;
  • Comportamento defensivo – O receptor “pressente” na mensagem uma ameaça ao seu eu, e a partir daí sua capacidade de ouvir diminui, e se torna incapaz de escutar e compreender as palavras, motivações, sentimentos e valores do emissor da mensagem. À medida que as defesas diminuem, a capacidade de ouvir aumenta, direcionando a atenção do receptor para a estrutura, o conteúdo e os significados cognitivos da mensagem.

Como se tornar um Bom Ouvinte?

A solução é adquirir a habilidade da “escuta ativa”.

Escuta ativa é uma técnica que ajuda você a não cometer os erros que atrapalham sua comunicação e afastam as pessoas do seu convívio.

A Escuta Ativa contribui para o desenvolvimento da confiança e do respeito mútuo.

Escutar ativamente implica:

  • Escutar as palavras do outro, abrindo seus ouvidos, prestando atenção na fala do outro, ocupando sua mente com as palavras do emissor;
  • Escutar os sentimentos do outro, tendo sensibilidade para perceber quais são os sentimentos que existem por detrás daquelas palavras. Ser empático, ou seja, colocar-se no lugar do outro, entender o outro (colocar-se dentro da sua “tenda”), entendendo o que ele realmente quer dizer, seus valores, seus interesses e suas necessidades.

Thomas Gordon mostra que, para ouvir alguém, é necessário estar despido de julgamentos, aceitando-o como ele é. Estar totalmente disponível ao outro “como ele é” e não “como o vejo” ou “como gostaria que ele fosse”.

Escuta ativa implica também participação, fazendo perguntas esclarecedoras, não interromper, anotando pontos que não quer esquecer, expressando suas opiniões e manifestando o seu interesse pelo que o outro está dizendo, por meio de uma expressão corporal aberta e receptiva.

A Escuta Ativa oferece benefícios para quem ouve como também para quem é ouvido, melhorando e muito a comunicação entre as pessoas.

A pessoa que ouve demonstra respeito por quem fala e cria soluções e benefícios mútuos aos problemas.
A pessoa ouvida perde o medo de ser criticada, fica mais aberta para enxergar seu próprio defeito como comunicador, diminuindo suas resistências a mudanças.

Escutar é uma habilidade treinável que envolve autoconhecimento.

Escutar é mais do ouvir palavras, é ouvir os sentimentos expressos pelo corpo todo, pelo olhar e pela entonação da voz.

Por fim, escuta ativa é expressão transparente e verdadeira, ou seja, uma comunicação ética que acontece entre as pessoas, pautada por respeito, empatia e tolerância.

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