Pós-venda: a venda não termina no fechamento

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Um bom vendedor tem a consciência de que o fato de o consumidor efetuar o pagamento não significa que a venda tenha acabado, o pós-venda é o que vai determinar de fato seu relacionamento com o cliente.

Desse modo, as ações de pós-venda são fundamentais e ajudam a mostrar o quanto sua empresa é compromissada com o que faz e é capaz de gerar receita decorrente.

A importância do pós-venda

O pós-venda, quando bem realizado, representa uma ótima maneira de se iniciar novos negócios. Não é preciso nenhum esforço excepcional para isso, basta que seja criada a oportunidade para uma conversa franca, em que o consumidor exponha suas dúvidas, opiniões e novas necessidades. Isso fará com que ele se sinta seguro por ter comprado com você, pois ficará evidente que ele pode contar com toda a sua equipe e estrutura se necessário.

Como garantir a satisfação do cliente

O pós-venda pode ser realizado através de ações como:

#1 Visitas técnicas e reuniões de acompanhamento;

pessoas em frente ao computador olhando gráficos impressos

#2 Ligações para saber o grau de satisfação do cliente com o produto adquirido ou serviço prestado;

mulher com roupa formal sorrido e falando no celular

#3 Estar preparado e disponível para responder a possíveis dúvidas, fornecer esclarecimentos e prestar a assistência necessária;

menina com cara de dúvida em frente a um quadro negro, no qual há desenhados vários pontos de interrogação

#4 Lembrar do nome e das necessidades do cliente na última compra e usar esses detalhes em uma próxima conversa, para que ele se sinta valorizado e “parte do negócio”;

homem mais velho, com roupa social, fazendo sinal de que se lembrou de algo

#5 Convidar seus clientes para manter contato através das redes sociais;

telefone, caneta e teclado

#6 Sempre que possível, informá-los sobre os novos produtos e/ou serviços prestados pela empresa, promoções especiais, etc.

pessoa com roupa social mexendo no touch do tablet

Não existem grandes segredos para um bom pós-venda, talvez o maior desafio seja fazê-lo de fato. O importante é que o cliente se sinta valorizado e seguro por ter feito negócio com você e queira sempre voltar ou indicar sua empresa. Sucesso!

Referências:

http://www.business.qld.gov.au/business/running/customer-service/after-sales-service/after-sales-follow-up

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Comentários

comentários



Deixe uma resposta

ARE YOU READY? GET IT NOW!
Increase more than 500% of Email Subscribers!
Your Information will never be shared with any third party.
Assine nossa newsletter e receba mensalmente os melhores conteúdos sobre Atendimento ao Cliente e Vendas.
E-mail cadastrado com sucesso!
Obrigado pelo cadastro!
Baixe nosso artigo de
autorresponsabilidade
1 - Insira seus dados no formulário ao lado
2 - Vá até sua caixa de entrada
3 - Leia as instruções e confirme sua inscrição
É fácil!
Insira seu nome e e-mail para baixar o artigo de autorresponsabilidade!
O seus dados não serão transmitidos a terceiros
4 - Após confirmar a inscrição, você irá receber um outro e-mail com o link para download do artigo de autorresponsabilidade.
CADASTRO REALIZADO COM SUCESSO!