cliente ativo versus cliente inativo

Cliente inativo: estratégias para reativar a base de clientes

Reative sua base clientes seguindo essas estratégias infalíveis para reconquistar clientes inativos.

Uma das lições mais fundamentais que todo vendedor aprende durante o primeiro dia de trabalho é que custa cerca de seis a sete vezes mais conquistar um novo cliente do que manter um existente. Efetivar vendas é difícil principalmente pelo fato dos clientes estarem cada vez mais seletivos, basta um erro para o relacionamento ser prejudicado e sua base de cliente inativo aumenta.

 

O oceano vermelho dos negócios

No mercado ultra competitivo de hoje cada fechamento de trimestre é apertado, as receitas estão sob pressão e as margens muitas vezes estão abaixo das metas. Nesse cenário, compreender a mensagem “fidelize seus clientes e tenha uma negócio de sucesso” é mais relevante do que nunca.

O problema é que agora vivemos em um mundo “omnicanal”. Já ouviu falar desse conceito? Significa que a experiência do cliente não é mais pautada por um único meio de comunicação. Você precisa saber integrar seus canais de contato e otimizar a experiência do cliente em cada um deles. Agora, as marcas têm mais oportunidades de se conectar com clientes do que no passado, mas também tem que lutar mais para ganhar atenção em um mercado ferozmente competitivo.

 

E conquistar o cliente é apenas metade do caminho.

Uma vez que uma marca se conecta com um consumidor, precisa dedicar tempo e atenção para manter vivo o vínculo emocional entre ele e o cliente. Caso você falhe nessa etapa, terá que dedicar mais tempo e dinheiro para reconquistar seu cliente inativo. Por isso, é importante que, ao fazê-lo, você utilize as estratégias mais assertivas. Separamos as principais para você a seguir:

 

Como reconquistar um cliente inativo?

Em primeiro lugar, é importante entender os principais motivos que levam os clientes a não voltarem a comprar de você. De acordo com pesquisas, o principal motivo é o atendimento: basta uma atitude de indiferença de pelo menos um de seus funcionários para o cliente inativo sair em busca de seus concorrentes.

Tendo isso em vista, veja algumas dicas de como reconquistar um cliente inativo:

 

#1 Prepare seus vendedores

Seja um gestor voltado para resultados, ativo e engajado. Defina objetivos em conjunto e revisite esses objetivos com frequência. Compartilhe as melhores práticas e comemore cada sucesso, tendo em mente que nenhum sucesso é pequeno demais para não ser comemorado.

 

#2 Invista em relacionamento

Criar relacionamento com os clientes deve ser um objetivo de qualquer negócio. Para isso é necessário tempo, dinheiro e disposição.

Para se inspirar:
Visando oferecer aos seus clientes uma nova experiência, a Kopenhagen criou parcerias com marcas que dividem o mesmo universo de luxo e requinte. Assim, quem participa do programa de fidelidade Kop Club também tem vantagens exclusivas nas lojas das parceiras. Marcas como Mini Cooper, Montblanc, Amarula, Rockstter e Unique são exemplos das parcerias que a empresa de chocolates firmou para proporcionar aos seus clientes fiéis uma nova experiência.

 

#3 Melhore seu pós-venda

O pós-venda, quando bem realizado, representa uma ótima maneira de se iniciar novos negócios. Não é preciso nenhum esforço excepcional para isso, basta que seja criada a oportunidade para uma conversa franca, em que o consumidor exponha suas dúvidas, opiniões e novas necessidades.

Bônus:

Separamos algumas dicas rápidas para você ficar atento a partir do momento em que parar de ler este artigo.

  • Use a atividade anterior e o histórico de compras para direcionar as interações. A visão extraída dos dados históricos transacionais e comportamentais e a análise são fundamentais para o design, implementação e sucesso de revigoramento do contato inativo.
  • Certifique-se de que a correspondência por e-mail contém uma linha de assunto forte e memorável para criar compromissos.
  • Faça todas as comunicações interativas e fáceis para o cliente fazer algo, seja isso visitando o site, completando uma pesquisa ou fazendo uma compra.

Use essas técnicas para construir uma base de clientes mais forte e conte com o apoio da Signature Brasil para melhorar o atendimento da sua empresa e aumentar sua taxa de conversão.

Boas vendas!

23 de maio de 2017

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